sexta-feira, 13 de abril de 2007


Foi com grande satisfação que participamos em mais uma edição da Expomar. O tema da nossa alocução foi: “ Fortaleza de São Lourenço, O primeiro ano de trabalho; perspectivas de futuro”.

Tentamos mais uma vez trazer junto dos presentes uma breve resenha histórica do Forte de São Lourenço bem como salientar a sua importância na defesa da cidade em vários momentos da sua história; dos piratas norte-africanos à invasão francesa e desta até à sua derrocada.

Para além disso abordamos os trabalhos realizados em 2006; as parcerias. A campanha de 2007; objectivos de continuidade e de colaborações institucionais. Programas complementares na Cidade de Olhão de forma a criar uma continuidade histórico-arqueológica em contexto alargado. O trabalho de “gabinete”; a implantação em SIG, as bases de dados, a análise de materiais. A interactividade entre investigadores e as populações; meios electrónicos de aproximação aos cidadãos, onde introduzimos o Blog “Fortaleza de São Lourenço de Olhão”.

Paralelamente podia ser visionado um pequeno vídeo sobre a última campanha Arqueológica realizada na Fortaleza. Onde é ilustrada a campanha que pôde contar com a participação de estudantes Norte Americanos da Universidade de Connecticut fazendo parte do programa SEMAPP (Science, Education and Marine Archeology Program in Portugal).

Esta parceria não podia ser possível sem a colaboração de entidades como a Câmara Municipal de Olhão, Capitania do Porto de Olhão e o Parque Natural da Ria Formosa. A todas os nossos sinceros agradecimentos!

Sem comentários: